André Carvalho

Cantos retos e cantos arredondados: quando usar?

No mundo do design, cada detalhe conta e a escolha entre cantos retos e arredondados pode parecer trivial, mas impacta profundamente na percepção da marca e na experiência do usuário.

Neste artigo, vamos explorar como essas escolhas impactam o web design e a identidade visual das marcas, abordando conceitos como flat design, o efeito bouba e kiki, e os diferentes tipos de bordas.

O minimalismo do Flat Design

O flat design é uma filosofia de design, com foco na funcionalidade e clareza. Com uma estética minimalista, abre-se mão de elementos complexos, tridimensionais, gradientes para criar algo simples e direto.

Nesse contexto, a escolha entre cantos retos e cantos arredondados torna-se ainda mais evidente.

Vejamos um exemplo da evolução dos logotipos de algumas marcas famosas.

Evolução do logo da Wolkswagen.
Fonte Razaoautomovel
Evolução do logo da BMW.
Evolução dos logos do Google Chrome.
Logo antigo e novo da Warner Bros.

O Material Design Framework do Google, por exemplo, se inspira em materiais e objetos do mundo real, usando reflexos que remetem à experiência tátil.

Efeito bouba-kiki

Apesar do nome estranho, trata-se de um fenômeno psicológico, que demonstra como a forma de um objeto influencia nossa percepção.

Essa experiência foi realizada pelo psicólogo alemão Wolfgang Kohler, em 1929 na Espanha. Como o nome do efeito sugere, ele passou a apresentar às pessoas duas formas, uma com pontas e outra com curvas e pedia que elas nomeassem as formas como “takete” ou “baluba”.

Os nomes bouba e kiki vieram apenas em uma nova experiência em 2001, realizada na Universidade da California.


E se eu te fizesse a mesma pergunta agora? Qual você chamaria de bouba (ou baluba) e qual chamaria de kiki (ou takete)?

Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas associava o objeto pontudo como kiki e o arredondado como bouba.

E isso ocorre por conta de algo chamado sinestesia, um fenômeno neurológico que liga os sentidos de maneiras incomuns. Portanto, o efeito bouba e kiki cria essa relação entre as formas e os sons que produzimos ao falar tais palavras e, por extensão, qual a percepção que temos ao dizê-las.

Formas arredondadas (bouba) são associadas a sons suaves e agradáveis, enquanto formas pontiagudas (kiki) são associadas a sons agudos e agressivos.

No web design e na identidade visual isso poderia se traduzir da seguinte forma:

  • Cantos arredondados: transmitem suavidade, acessibilidade e uma sensação de segurança. Ideais para marcas que desejam criar uma conexão emocional positiva com seu público.
  • Cantos retos: transmitem força, eficiência e uma sensação de urgência. São indicados para marcas que querem transmitir uma mensagem de assertividade e precisão.

Por que amamos cantos arredondados?

A resposta mais direta é porque cantos arredondados tornam a informação mais fácil de ser processada.

Nosso olho é atraído naturalmente pelas curvas e isso torna a leitura mais amigável e no caso de botões, sua detecção fica ainda mais fácil.

Um retângulo com bordas retas e um texto escrito "Foco para fora do retângulo". E um segundo retângulo com bordas arredondadas escrito "Foco para dentro do retângulo".

A utilização de cantos arredondados não se limita ao web design. Essa prática se estende ao design de produtos e hardware, demonstrando sua capacidade de agregar valor estético e funcional.

Conclusão

Vemos, portanto, que a escolha entre cantos arredondados e retos vai além da preferência estética. Ela influencia diretamente na forma como o usuário irá interagir com a interface e perceber a marca.

Além disso, ao criar um design, é fundamental considerar o público-alvo e a mensagem que a marca deseja transmitir. Cantos retos e bordas sólidas podem ser a escolha perfeita para transmitir profissionalismo e eficiência, enquanto cantos arredondados e bordas criativas podem ajudar a criar uma conexão mais amigável e emocional com os usuários.

Escolha sabiamente e deixe que cada canto e borda do seu design trabalhe a favor da sua marca.

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