André Carvalho

Respirando aliviado: o espaço em branco no design gráfico

Já ouviu falar de áreas de respiro no design?

Não? Então vem comigo.

Também conhecido como espaço em branco, as áreas de respiro fazem parte de uma lista de boas práticas que você deve seguir se quiser construir um projeto de design bem harmonioso.

Portanto, mais do que apenas “vazios”, esses espaços estratégicos desempenham um papel crucial na clareza, legibilidade e impacto visual de qualquer projeto.

As funções do espaço em branco

Quando falamos em espaço branco quer dizer um espaço conscientemente deixado em branco pelo designer para alcançar um objetivo específico.

Podemos listar algumas funções importantes:

  • Clareza e legibilidade
  • Hierarquia visual
  • Equilíbrio e harmonia
  • Elegância e sofisticação
  • Foco e atenção

Não entrarei nesse momento em outros princípios do design como alinhamento, repetição, proximidade nem contraste.

Mas note que no texto à esquerda temos problemas em todas essas áreas. Falta de alinhamento, espaçamentos sem nenhum padrão.

Já na direita temos uma disposição dos três textos muito mais organizada, com um alinhamento correto e espaçamento uniforme entre os blocos. É até melhor de ler, não?

Quadro demonstrando um exemplo de má diagramação com 3 blocos de título e texto e do outro lado como seria uma boa diagramação.

Direcionando a leitura

Outra característica que está relacionada com a hierarquia é o direcionamento da leitura.

E podemos fazer isso de diversas formas numa peça de design.

Um exemplo claro pode ser visto abaixo. Usando o tamanho da fonte, peso e posicionamento na tela conseguimos direcionar ou sugestionar o leitor a ler as frases na ordem que definimos.

Direcionamento da leitura.

Outro exemplo que gosto muito vem do livro Design Para Quem Não É Designer, da autora Robin Williams (isso mesmo, não confundir com o lendário ator de Hollywood 😅).

Cartão de visita mal diagramado.

No primeiro cartão de visita temos um nome em negrito que chama a atenção em primeiro lugar. Mas e depois? Sem um direcionamento claro nosso olhar pode saltar para qualquer um dos cantos do cartão.

Isso pode causar uma confusão enorme na leitura.

E se pegarmos os mesmos elementos e apenas reorganizar o layout?

Cartão de visita bem diagramado.

Agora sim. Com um layout centralizado, o designer consegue guiar o leitor por onde começar a leitura e onde terminar.

O espaço em branco, portanto, atua como um respiro, organizando elementos, guiando o olhar e criando hierarquia visual.

Ele permite que o conteúdo respire, destacando os elementos mais importantes e facilitando a compreensão da mensagem.

Lembre-se disso!

Espaço em branco não é apenas “branco”

É importante destacar que o espaço em branco não precisa ser literalmente da cor branca..

Ele pode assumir diversas formas, como:

  • Margens e espaçamentos: as áreas em branco ao redor do conteúdo, entre as linhas de texto e entre os elementos gráficos.
  • Áreas vazias: espaços intencionalmente deixados em branco dentro da composição.
  • Fundos: um fundo monocromático ou com textura sutil pode ser considerado espaço em branco.

Vamos pegar um exemplo real.

Se você entrar no site da Apple e analisar o layout verá que, além das cores de cada seção, temos predominantemente texto e imagem.

Reprodução: site Apple.

E a maior parte é espaço em branco. Bem, nesse caso espaço em preto, azul…

O espaço em branco, seja branco ou não, é uma ferramenta poderosa no design gráfico.

No caso do site da Apple vemos um bom exemplo de layout leve, clean e convidativo, que direciona a atenção do usuário para o que é mais importante: nesse caso, os produtos da maçã.

Espaço negativo

Saiba também que o espaço pode dizer muita coisa. Até conter mensagens subliminares…

Espaço negativo é um termo frequentemente usado como sinônimo de espaço em branco. Mas existe uma sutil diferença.

Enquanto o espaço em branco se refere a qualquer área vazia, o espaço negativo se concentra na relação entre os elementos e o espaço vazio ao redor deles, criando formas e ilusões de ótica.

No exemplo abaixo à esquerda temos o Batman. Mas ao virarmos a imagem de cabeça para baixo fica mais evidente que o vilão Pinguim e seu nariz comprido é o destaque.

Artista: Simon C. Page.

E ele estava lá desde o começo! Só você não viu.

Quer mais um exemplo? Esse você já deve ter ouvido falar.

Pense no logo da FedEx, aquela empresa de serviços expressos de entrega, transporte e remessa.

Logo FedEx.

E qual símbolo melhor para representar essa característica da marca do que uma seta, indicando movimento, agilidade.

Logo FedEx com seta laranja em destaque.

O espaço negativo, assim como o espaço em branco pode ser uma forma poderosa de contar histórias ou transmitir aquela mensagem que você gostaria.

Por ora, saiba que nem sempre é aconselhável preencher todo o espaço disponível em um layout.

Mas dominar o uso do espaço em branco é um passo crucial para qualquer designer (ou qualquer pessoa produzindo uma peça de design) que busca criar materiais visualmente atraentes e eficazes.

Não tenha medo dos espaços vazios.

Um espaço aparentemente “vazio” pode conter um mundo de significados.

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