André Carvalho

Os favos de mel UX de Peter Morville e como isso pode contribuir para a melhoria do seu produto

Você já se perguntou como criar uma experiência de usuário (UX) verdadeiramente memorável e eficaz para seus usuários? A resposta pode estar escondida em 7 simples facetas idealizadas por Peter Morville, arquiteto da informação e estudioso de UX, em 2004.

O que é o User Experience Honeycomb?

O User Experience Honeycomb é uma metáfora visual que apresenta os principais aspectos que definem uma experiência de usuário de qualidade. Morville criou este modelo para ilustrar as facetas da experiência do usuário — especialmente para ajudar os clientes a entender por que eles devem ir além da usabilidade.

Esses aspectos são representados como as faces de um hexágono, formando um favo de mel ou colmeia (honeycomb), de onde vem o nome.

Portanto, imagine que cada cavidade desse favo representa um elemento crucial para uma experiência de usuário satisfatória. Ou seja, cada cavidade se conecta e influencia umas às outras, criando um sistema interdependente, que busca sempre o melhor resultado.

Conheça os 7 aspectos que compõem o UX Honeycomb

1. Útil (Useful)

A experiência do usuário começa com a utilidade. De nada adianta desenvolver um produto ou serviço que não atenda um problema real do usuário de forma eficiente. Além disso, Morville defende que precisamos ir além dos limites traçados pelos gerentes.

É aqui que colocamos nosso conhecimento em prática e criamos soluções inovadoras.

2. Usável (Usable)

Atrelado à utilidade temos um aspecto que é essencial quando falamos de UX. A usabilidade refere-se à facilidade com que os usuários podem interagir com o produto que você desenvolveu.

Um design usável é intuitivo, fácil de se aprender e ser utilizado. Afinal, você quer que o usuário entenda o mais rápido possível como funciona o aplicativo, site ou qualquer outro produto, para que ele possa usufruir daquilo que ele oferece.

Assim, a navegação deve ser clara e as tarefas devem ser executadas sem frustração.

3. Desejável (Desirable)

Aqui começamos a falar sobre o visual do produto. Isto é, o apelo estético e emocional. Afinal, quem nunca decidiu comprar algo porque tinha um visual mais bonito ou transmitiu a você ser de maior qualidade?

Aqui podemos também relacionar o aspecto visual do produto com a própria identidade visual da marca, que se for bem elaborada pode contribuir fortemente para a decisão do usuário de adquirir e/ou utilizar aquele produto.

4. Acessível (Accessible)

Como quarto aspecto temos a acessibilidade, que garante que o produto possa ser utilizado por todos, incluindo pessoas com deficiências. Isso envolve a criação de designs que sejam compatíveis com tecnologias assistivas e a consideração de diferentes necessidades dos usuários.

Lembre-se: a acessibilidade não só amplia o alcance do produto, mas é também uma responsabilidade social.

5. Confiável (Credible)

Um produto confiável é aquele que funciona como esperado, sem falhas ou erros frequentes. Portanto, este aspecto é crucial para garantir que os usuários tenham uma experiência positiva e consistente ao interagir com a solução e não se frustrem pelo caminho.

A segurança é uma parte essencial da confiabilidade. Os usuários precisam sentir que seus dados e informações pessoais estão protegidos contra vazamentos e ataques.

Além disso, oferecer um bom suporte técnico, ser transparente quanto a atualizações e manutenções é uma boa prática para manter a confiança do usuário e fazê-los se sentir seguros ao usar o produto.

6. Encontrável (Findable)

A capacidade de encontrar informações é essencial para uma boa experiência do usuário. Isso significa que o conteúdo e as funcionalidades devem ser facilmente localizáveis. Saiba que você está produzindo algo para outra pessoa utilizar. E você quer que ela utilize!

Então para que dificultar as coisas? Construa estruturas de navegação claras, sistemas de busca eficazes e uma hierarquia da informação bem definida. Com isso os usuários não terão problema em usufruir do seu produto.

7. Valioso (Valuable)

Finalmente, a experiência deve ter valor para os usuários e para o negócio.

Isso envolve a criação de um produto que não apenas atenda às necessidades dos usuários, mas também gere benefícios tangíveis, como aumento de receita, engajamento ou satisfação. O valor é o resultado da combinação bem-sucedida dos outros aspectos.

É mais importante que seu site seja desejável ou acessível? Que tal utilizável ou confiável? A verdade é que depende do seu equilíbrio único de contexto, conteúdo e usuários, e as compensações necessárias são melhor feitas explicitamente do que inconscientemente.

Peter Morville

Por que usar o UX Honeycomb?

Ao levar em conta os sete aspectos do UX Honeycomb você tem uma visão ampla dos fatores que influenciam a experiência do usuário. Logo, pode garantir que todos os elementos críticos sejam avaliados e aprimorados, resultando em uma solução que atende de forma completa e equilibrada as necessidades dos usuários.

Em segundo, você consegue priorizar áreas que precisam de mais atenção e investimento de forma estratégica. Por exemplo, se um produto é extremamente útil e desejável, mas apresenta problemas de usabilidade, a equipe pode direcionar recursos para melhorar a interface e a experiência de interação.

Não menos importante, também incentiva a coleta e análise de feedback do usuário, promovendo a melhoria contínua da experiência ao longo do tempo. Como temos uma abordagem centrada no usuário podemos identificar áreas específicas onde o feedback dos usuários pode revelar pontos de frustração ou oportunidades de aprimoramento. E incorporar esse feedback no processo de design e desenvolvimento é crucial para adaptar o produto às necessidades e expectativas em constante evolução dos usuários.

Veja, portanto, que ao considerar os aspectos do UX Honeycomb não estamos apenas olhando para o momento inicial do desenvolvimento do produto, mas também é útil para refinamentos contínuos, garantindo que a experiência do usuário evolua e melhore continuamente.

Na prática

Para aplicar o User Experience Honeycomb efetivamente, é importante adotar uma abordagem centrada no usuário durante todo o processo de design e desenvolvimento.

Imagine que você está projetando um aplicativo de banco. O modelo de UX Honeycomb pode te ajudar a garantir que o app seja:

  • Útil: Permite realizar transações financeiras de forma rápida e segura.
  • Usável: Tem uma interface intuitiva e fácil de navegar.
  • Desejável: Possui um design moderno e agradável.
  • Encontrável: É fácil de encontrar na loja de aplicativos.
  • Acessível: Pode ser usado por pessoas com diferentes níveis de conhecimento técnico.
  • Credível: É seguro e protegido.
  • Valioso: Oferece recursos exclusivos, como análise de gastos, investimentos e caixinha de economias.

Conclusão

O User Experience Honeycomb é uma ferramenta poderosa para criar experiências digitais que realmente fazem a diferença. Ao focar em todos os aspectos que foram abordados acima você pode garantir que seu produto não apenas atenda às expectativas dos usuários, mas também se destaque no mercado.

E de acordo com o próprio Morville, não devemos nos limitar a apenas as 7 facetas apresentadas. Afinal, estamos falando de uma colmeia, que pode crescer muito mais.

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Referências:

Design de experiência do usuário

http://semanticstudios.com/user_experience_design/

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